A BELEZA E A ESPERANÇA…

Teria o apego ao corpo uma ligação com a esperança em ser amado?

Ainda no verão, ao retornar do centro da cidade vi pessoas caminhando na orla do Guaíba,  determinadas e suadas pelo esforço do movimento físico ao meio dia, no calor úmido de Porto Alegre. Lembrei-me de uma época onde faria qualquer “sacrifício” para ter um corpo atraente pois acreditava que através dele seria amada e aceita.

Percebo agora a esperança embutida dentro dos cuidados e esforços para ter um corpo elegante. E o quanto essa ilusão não passava apenas disso: ilusão.

Não estou aqui para dizer que o exercício físico é desnecessário. O que quero focar é a questão do apego e da esperança que move os cuidados com o corpo. Acreditamos que é a nossa condição física que atrairá o amor e assim nos dedicamos a fazer cirurgias corretivas e   exercícios.  Alguns chegam a prejudicarem-se muito com o uso de substâncias nocivas à saúde física e emocional, com esse objetivo.

E se descobríssemos que, ao invés de ter a esperança de ver nosso corpo ser amado por alguém, poderíamos aprender a amar e respeitar a nós mesmos como somos, magros, gordos, altos, baixos, com a expressão da idade ou sem ela, bonitos demais, bonitos de menos…enfim, exatamente da forma que estamos sendo no momento?

Talvez a resposta da maioria seria: não consigo me amar assim! E mais, é impossível gostar da forma como eu estou agora, preciso mudar, ou ainda: não posso me conformar pois aí mesmo é que não vou conseguir a aceitação de alguém!

Mas como vamos conseguir ser aceitos se não nos aceitarmos? E quanto a nos “conformar”, a atitude de nos amar como estamos sendo no momento não significa conformismo, significa colocarmos um sentimento positivo e transformador onde havia um estagnado e negativo.

Amar o nosso corpo é possível quando aceitarmos a nossa Essência, compreendendo que em nosso interior há uma energia de puro amor, disposta a nos ajudar a nos amar em todos os sentidos.  A Essência que habita em nós não nos julga, não nos condena, não reclama, não rejeita, simplesmente ama. E, ao ser aceita, possui uma incrível capacidade de transformar o  corpo e junto com ele a nossa vida, oferecendo-nos tudo o que necessitamos para sermos a cada minuto mais felizes e realizados.

E sim, a Alma ama profunda e verdadeiramente o corpo que possuímos, apenas precisa que A aceitemos para que Ela possa agir através de nós, levando-nos a amar-nos incondicionalmente.

Ao adentrarmos nessa compreensão nos sentiremos fortes e seguros. Trata-se de uma força e de uma segurança que emerge de nós. Ela não vem de fora, de alguém que nos olha, admira e elogia, vem de dentro e nos transforma em pessoas com um olhar generoso e amável para com todos.

Assim os exercícios e cuidados com o corpo farão parte do nosso dia a dia, mas não mais para expor a beleza obtida  para atrair um possível amor e sim como algo saudável e agradável que nos proporcionará condições também de seguir com o processo evolutivo, que pede meditação, exercício físico, alimentação saudável e muita água. 

Portanto, podemos deixar de ter esperança de sermos amados pois já somos amados nesse instante por ninguém menos importante do que nós mesmos! A Essência/Alma somos nós amando e cuidando de nós!

 

Revisão e correção com o apoio de Luís Daniel Silla Grecco

Autora dos livros

A Culpa não é Sua – Perdão: A Essência da transformação – Ed. BesouroBox

A Comunicação por meio do Amor – Ed. Scortecci

Relações de Amor Sinceras – Ed. BesouroBox

 

2 comentários sobre “A BELEZA E A ESPERANÇA…

  1. Interessante e verdadeiro,pois todo cuidado consigo beneficia os outros.É impossível sermos totalmente egoístas ou completamente abnegados.Qualquer ato de auto-cuidado se estenderá também ao mundo. Quando nos curamos,o mundo também se cura.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s