CONFIANÇA: O OPOSTO DO MEDO

Como obter confiança? Como aprender a confiar? No que essa atitude pode nos ajudar?

Recentemente visitei um cliente na sua residência. Vi naquele lindo apartamento alguém que desistiu de viver e continua aqui, sem motivação, rodeado de cuidadoras quando apenas precisaria de uma pessoa para cuidar dos afazeres domésticos.

Esta pessoa, que está em idade avançada, mas não está doente apenas não encontra motivo para agir.

Perguntei o que ele gostava de fazer no passado e a resposta foi: bater papo com amigos, jogar sinuca, ver futebol e ir ao cinema. Todas essas lindas formas de distração são possíveis de fazer com a saúde que ele possui.

Mas o que o impede? Falta de coragem? Não. Falta de CONFIANÇA!! Primeiro na Força que habita em seu interior, nosso Ser divino e depois nele próprio, o que o levaria a confiar nos outros.

Isso mesmo: CONFIAR NA DIVINDADE QUE HABITA NÓS NOS LEVA A CONFIAR NOS OUTROS!!

É claro que a nossa confiança deve ser inteiramente justificada e para tanto ela deve ter a base obtida com a ACEITAÇÃO, ENTREGA E OPÇÃO PELO PERDÃO aos fatos cotidianos, atitudes que nos fazem acessar o Amor existente em nós e no outro.

Todas as situações que vivenciamos, desde a motivação para viver, a superação de uma doença, o relacionamento em nossas atividades, a educação de nossos filhos, passam pela necessidade de uma absoluta e contínua CONFIANÇA.

Tudo o que trava e dificulta o sucesso em nosso dia a dia é a ausência desse importante ingrediente – A CONFIANÇA – que também tempera os nossos relacionamentos e dá sabor à vida.

É certo que existem situações onde parece impossível exercitar a CONFIANÇA, mas de fato só parece impossível, pois não há nenhuma, absolutamente nenhuma onde nos manter desconfiados, ofereça segurança.

Ao contrário, a desconfiança parte do medo e esse sentimento motiva a criação daquilo que não queremos que nos aconteça.

A coragem está junto do medo, na verdade apenas o eleva ao quadrado: criando um ambiente onde a adrenalina aumenta, nos dando a sensação de que temos poder para resolver, quando na verdade precisamos da CONFIANÇA que nos dá a certeza de que, seja qual for a solução de determinadas situações, ficaremos bem.

Em nossas atividades diárias, exercitar a confiança nos deixa em paz e seguros. A loucura da mente advém das desconfianças.

Ser inocentes, acreditando que tudo acontecerá de forma positiva e boa é nos permitir uma vida saudável e sem conflitos. Forçar os acontecimentos para que saiam de acordo com a nossa vontade faz parte do medo e este sentimento é destruidor. Já ouvi que o medo é necessário e que protege. Nada mais sem sentido, pois, na verdade ele protege a própria existência, nos instigando a acreditar que utilizando-o, obteremos a segurança que desejamos.

Ao optarmos pela CONFIANÇA ABSOLUTA, estaremos utilizando-nos do sentimento que tudo cria, apura e transforma verdadeiramente: O AMOR!! E sendo esse sentimento o que é, poderemos ter certeza de que teremos a Sua proteção e Seu apoio, sempre, em todos os momentos que vivenciamos!

Anna Izabel Fagundes

Autora dos livros:

RELAÇÕES DE AMOR SINCERAS – 33 dias para reflexão

A CULPA NÃO É SUA – Perdão, a Essência da Transformação

A COMUNICAÇÃO POR MEIO DO AMOR

O SEGREDO POR TRÁS DO SEGREDO

UMA NOVA LINGUAGEM – O Ego e a Essência

 

 

 

 

 

2 comentários sobre “CONFIANÇA: O OPOSTO DO MEDO

  1. Sempre pensei que o contrário do AMOR fosse a indiferença, embora jamais tenha comprovado existencialmente esta teoria.Percebo mais possibilidade de comprovação na tua distinção (Medo e confiança) do que em meu antigo pensamento. Muito obrigado

    Curtido por 1 pessoa

    1. Obrigada pelo comentário querido Esdon Pedro! Penso que a indiferença esconde o Amor pois esse sentimento está sempre presente, apenas o “disfarçamos” com sentimentos contrários a Ele, a indiferença é apenas um deles.
      Para mim o Amor é uma energia pura que pode envolver tudo e todos, desde que se abra espaço para esse Sentimento. E a “ferramenta” que aprendo e ensino a usar é a ACEITAÇÃO, ENTREGA (para a Divindade) e opção pelo PERDÃO de todos os fatos onde não percebemos a presença do Amor.
      Um abraço carinhoso.

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s